HOME | RELEASE | ASSISTIR AO FILME | CRÉDITOS | FOTOS | DVD | CONTATO

Release
"ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS" TRAZ O SURREALISMO
PARA O CINEMA BRASILEIRO
Fabiana Ferlin
 
Um filme para ser visto sem as travas psíquicas impostas pela sociedade. Esta é a proposta de “Entre Espelhos e Sombras", curta-metragem no estilo surrealista do diretor independente Dimitri Kozma. Finalizado em 2007, o filme mostra a história de um homem à procura de Deus e de uma mulher em busca de respostas, em uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana.

"Entre Espelhos e Sombras" partiu do desafio de se produzir um curta-metragem surrealista no Brasil, com verba mínima e em um curto espaço de tempo. O roteiro foi escrito por meio de uma técnica chamada pelos artistas surrealistas de "automatismo psíquico", que busca extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem o controle da razão. Na composição do roteiro, foram utilizadas apenas algumas anotações de cenas-chave e, em seguida, deixou-se a história fluir como em um sonho, permeado por imagens produzidas pelo subconsciente.

Inspirado nas grandes obras do cinema surrealista, como o precursor "Um Cão Andaluz", de Luis Buñuel e Salvador Dali, e em alguns trabalhos de Alejandro Jodorowsky e David Lynch, "Entre Espelhos e Sombras" possui componentes de sonhos que se relacionam buscando uma realidade paralela, que valoriza o onírico, os desejos interiores e deixa a imaginação livre. Uma herança simbolista de tristeza e melancolia, bem como elementos da psicologia freudiana, podem ser reconhecidos em diversos trechos. Um dos exemplos é o peixe, um símbolo fálico de acordo com Freud.
 
O cinema surrealista tem como principais características a abolição da lógica na produção e a ruptura com a própria linha de compreensão. Dimitri Kozma optou por esse estilo pouco difundido em uma tentativa de romper com o "status quo", o conservadorismo e a obviedade. "Sabia, desde o começo, dos desafios desta empreitada. Gosto do cinema convencional também, não o descarto, mas acredito que é preciso oferecer outras opções que fujam do padrão, quebrem algumas regras", explica.

Experiência surreal

Segundo o diretor, como a maioria das obras surrealistas, “Entre Espelhos e Sombras” corre o risco de ser mal-interpretado, pois demanda certa capacidade de abstração à qual a maioria do público não está acostumada. "Digo acostumada porque todos têm a capacidade de entender e abstrair. A questão é que, como os espectadores recebem tudo de ‘mão beijada’ nos blockbusters, eles se desacostumaram. Fiz questão de colocar, logo no início do filme, a palavra 'interprete', como um aviso de que aquele não será um filme que já vem mastigado e digerido, que será necessário ligar outra chave na mente para assistir."

Para Dimitri Kozma, não há uma cultura de se produzir cinema surrealista no Brasil e, sem esta tradição, obviamente não há público interessado. "O filme surrealista é uma experiência muito diferente do convencional, que possui história linear e que obedece a critérios narrativos, como apresentação de personagens, conflito e resolução. No surrealismo, estas barreiras são quebradas e o filme é mais uma experiência audiovisual, um mergulho na mente, num mundo de sonhos, que faz sentido diferente para cada um dos espectadores. É uma viagem pela própria mente”, declara Kozma.

Com sua recente obra, Dimitri espera proporcionar uma experiência intuitiva e o espectador deve estar preparado para isso. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam, interpretem e tenham a sua própria versão do filme, uma experiência única e individual. “A tag do filme explica um pouco sobre isso: Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre a sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir. Interpretar este filme pode dizer muito sobre você”, esclarece o diretor. 

Filmagens
 
Com uma equipe pequena e bem entrosada, o curta-metragem “Entre Espelhos e Sombras” foi filmado na cidade de São Paulo, em dois dias, um tempo curto para o grande volume de cenas. As gravações foram feitas da forma mais natural possível, com interferência discreta nos cenários e evitando modificar muito a luz natural. “Como filmamos em mini-DV, a imagem granula demais em alguns momentos. Trabalhamos esta granulação propositadamente como linguagem. Optamos também por evitar ao máximo o uso do tripé, utilizando, sempre que possível, a câmera na mão”, declara Kozma.
 
Sinopse

Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir.
Cuidado! Interpretar este filme pode dizer muito sobre você.

Ficha técnica

ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS
2007 - Color - Brasil – 19 min 33 seg
Curta metragem – Fantasia Surrealista

Escrito e dirigido por: Dimitri Kozma

Elenco
Mulher: Simone Vaz
Personalidade oposta: Maria Claudia Kozma
Homem em busca de Deus: Alejandro Ferraiolo
Personalidade do quarto escuro: Cíntia Albuquerque
Criança no sinal: Thiago Narita
Vultos do quarto: Pamela Jaque, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma

Produção: Dimitri Kozma, Pameja Jaque
Assistente de produção: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma
Fotografia, câmera e direção de arte: Dimitri Kozma  
Edição: Dimitri Kozma
Cenários e locações: Simone Vaz, Pamela Jaque
Figurino e maquiagem: Simone Vaz, Maria Claudia Kozma, Pamela Jaque
Efeitos especiais: Dimitri Kozma
Música e efeitos sonoros: Dimitri Kozma
Ilustrações e CGI: Dimitri Kozma
Making of e stills: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque

Agradecimentos: A toda equipe, Fabiana Ferlin, Game Surrealidade, Administração do Cemitério Campo Grande, Luis Buñuel, André Breton, Salvador Dali e aos surrealistas do mundo.

São Paulo, Brasil.
Gravado em dezembro de 2005, fotografia adicional realizada em 2007
Finalizado em agosto de 2007

Copyright © 2007 - Dimitri Kozma.
dimitrikozma@orbemidia.com
www.orbemidia.com

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31202602