GAZETA MERCANTIL - Suplemento Especial

Leia a matéria original publicada: Capa / Matéria / Texto

27/06/2007
Tecnologia da Informação
Softwares para atender a demandas específicas
Empresas têm soluções baseadas na necessidade do cliente e querem ampliar mercado

Treinamento tem novos recursos

Amanda Almeida
São Paulo

Na era da tecnologia da informação, talvez um dos maiores desafios seja a informação em si. Como garantir que ela chegue ao receptor de maneira eficiente? Essa é a proposta da Orbe Mídia Comunicação Interativa, empresa que desenvolve "novas idéias para velhos conceitos", como define o diretor-executivo, Dimitri Kozma. Uma delas é o treinamento interativo, um programa que permite ao usuário traçar seu próprio caminho rumo ao conhecimento, o que ele define como Realidade Paralela Emulada (RPE).

A liberdade de escolha é vista como um importante diferencial, que, aliado aos recursos visuais, oferece um melhor aproveitamento do conteúdo. "O conhecimento é individualizado e são apresentadas diferentes maneiras para se chegar até ele, de uma forma não-linear", explica.

Segundo Kozma, o elemento surpresa tem grande importância, surgindo na forma de um problema a ser resolvido, na interação com personagens virtuais ou ainda na possibilidade de explorar o ambiente, da maneira mais realista possível.

Para desenvolver esses produtos, a Orbe Mídia conta com um conselho pedagógico, que oferece um maior embasamento de acordo com a necessidade do cliente. Os serviços, no entanto, não estão restritos ao treinamento. Eles se estendem também à divulgação e ao marketing.

Por ser um segmento ainda pouco explorado - a empresa, por exemplo, foi criada em 2000 -, o maior desafio, de acordo com Kozma, está em fazer o cliente perceber que as soluções são inovadoras e que o usuário final receberá isso de maneira positiva. Um exemplo é a Aventis Pharma, industria farmacêutica para quem a Orbe Mídia já desenvolveu diversos programas de treinamento sobre medicamentos e a maneira como atuam no corpo humano. A Editora Moderna também já buscou na empresa soluções para CD-ROMs interativos, que auxiliam na transmissão de conteúdo de seus livros de geografia e de idiomas.

O custo dos projetos desenvolvidos pela empresa varia bastante, uma vez que a gama de produtos é grande – são quase 50 -, assim como as necessidades de cada cliente.